domingo, 26 de agosto de 2012

INDUSTRIA CULTURAL

TEMA
: Indústria cultural: ( 5º ano/10anos)
Os instrumentos midiáticos e os usos para a manipulação de informações: a
propaganda, a música, os programas de massa, jornais e revistas, os fôlderes e
panfletos, entre outros.
AUTOR
– Nelci dos Santos Mayer Perin
ANO
– 6º Período/Pedagogia 2007
E-MAIL
nelci.perin@hotmail.com
OBJETIVO PROPOSTO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Refletir sobre o papel da mídia como um dos agentes modificadores dos
padrões de conduta e do modo de viver das pessoas na sociedade.
FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Este trabalho será realizado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
de nove anos com crianças de 10 anos, cujo perfil é de grande necessidade de
movimentação tanto na sala de aula quanto em atividades esportivas; interessa-se
por jogos competitivos com regras; obedece a regras, considera o ponto de vista
do outro; usa palavras e símbolos para representar concretamente suas idéias;
demonstra capacidade de antecipação de ações; tem pensamento reversível,
autonomia; necessidade de aprender, produzir e realizar algo.
No artigo 32 da Lei de Diretrizes de Base, o ensino fundamental, com
duração mínima de nove anos, obrigatório e gratuito na escola publica, terá por
objetivo a formação básica do cidadão, mediante: o desenvolvimento da
capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da
escrita e do calculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema
político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a
sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e a formação de
atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de
solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
De acordo com as Diretrizes Curriculares do ensino fundamental as escolas
deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: os Princípios
Éticos da Autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem
comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício
da criticidade e do respeito à ordem democrática; os Princípios Estéticos da
sensibilidade, da criatividade, e da diversidade de manifestações artísticas e
culturais.
Estudar os Instrumentos midiáticos e os seus usos para a manipulação de
informações proporcionará aos alunos refletir sobre e o modo de viver das
pessoas na sociedade; bem como garantir que seja cumprido o que estabelece a
Lei de Diretrizes de Base 9394/96 e as Diretrizes Curriculares do Ensino
Fundamental.
PLANO DE TRABALHO
Disciplina:
História
Duração:
1 mês sendo 6 aulas de 50 min.
Série:
2ª etapa do Ciclo II/ 5º ano
OBJETIVO:
Refletir sobre o papel da mídia como um dos agentes modificadores
dos padrões de conduta e do modo de viver das pessoas na sociedade.
TEMA:
Indústria cultural: os instrumentos midiáticos e os usos para a manipulação
de informações: a propaganda, a música, os programas de massa, jornais e
revistas, os fôlderes e panfletos, entre outros.
ENCAMINHAMENTO DA AULA:
A professora inicia a aula, com uma explicação sobre o que é mídia e
indústria cultural;
Em seguida solicita aos alunos uma pesquisa, sobre quais são os
instrumentos utilizados pela mídia para transmitir informações;
Após a pesquisa realizada pelos alunos e para melhor compreensão a
professora explica o que são esses instrumentos e sua utilização para
manipulação de informações;
A professora utiliza o jornal como exemplo concreto para turma, e solicita a
criação de um jornal pela turma;
A turma será dividida em pequenos grupos, que serão responsáveis pelas
informações contidas no jornal;
A professora cria uma situação problema (ex. reciclagem), e solicita que os
alunos realizem pesquisas sobre o tema, após as pesquisas o jornal será
formado em folhas de sulfite;
Após o término do jornal, esse será exposto para a escola.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro de giz
Folhas de sulfite
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de forma contínua levando em consideração os
seguinte critério:
Compreende o papel da mídia como um dos agentes modificadores dos
padrões de conduta e do modo de viver das pessoas na sociedade.
Referências:
O que é mídia. Disponível em
http://www.foxmidia.com.br/midia.html.
O que é industria cultural.
Disponível em
http://www.brasilescola.com/cultura/industria-cultural.htm
O que é indústria cultural. Disponível em:
http://www.indculturla.hpg.ig.com.be/oqueeindustriacultural.htm
GONNET, Jacques. Educação e mídias. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação: LEI nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.
CONTEÚDO
Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham
com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de
descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da
sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.
A principal forma cultural construída por estas indústrias é a televisão que
ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes
temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela
existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da
consciência, o que tende a provocar alienação. Diante disso pode-se perceber
este meio cultural como um produto bom que é capaz de mostrar conteúdos
reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano e um produto ruim capaz
de alienar uma pessoa levando-a a pensar e agir como lhe é proposto sem
qualquer tipo de argumentação.
No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos
e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história
e as tradições do próprio país. Infelizmente, a triste realidade brasileira é que são
focados apenas objetos de compra e venda e não a propriamente cultura no qual
esta se propunha. A produção realizada pela indústria cultural é centralizada no
interesse lucrativo, o que impõe um determinado padrão a ser mostrado que
transforma o espectador numa pessoa de crítica rebaixada e de mente
narcotizada.
A indústria cultural é o fruto da sociedade industrializada, de tipo
capitalista liberal. Com seus produtos a indústria cultural pratica o reforço das
normas sociais, repetidas até a exaustão sem discussão. Em conseqüência, a
função de promover o conformismo funcional; ela fabrica seus produtos cuja
finalidade é a de serem trocados por moeda; promove a deturpação e a
degradação do gosto popular, simplifica ao máximo seus produtos.
No Brasil, a cultura formada pela indústria cultural está longe de ser
homogênea. As desigualdades na divisão da renda nacional impedem que se fale
na existência de uma sociedade de consumo.
Mídia, designa, de forma genérica, todos os meios de comunicação, ou
seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de
publicidade e de propaganda.
Segundo Gonnet (2004 – pág. 16), “descrevendo as mídias, nós nos
referimos hoje tanto a instituições, a gêneros (jornais, revistas, etc) ou as técnicas
(fax, radio), sobre a finalidade de comunicação”.
SolBatt agradece sua visita!

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