domingo, 1 de julho de 2012

CONTEÚDOS DE 7 e 8 SÉRIES

COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL. SÉRIES: 7ª e 8ª SÉRIES. CONTEÚDOS GERAIS – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. _ A experiência religiosa: vivência do mistério do transcendente nas doutrinas, ritos e tradições. _ Conhecer práticas de espiritualidade das Tradições Religiosas para se relacionar com o transcendente. _ As condutas humanas e as exigências das Tradições Religiosas: as orientações para a vida conforme as diversas Tradições Religiosas (cristianismo, afro, indígenas, islã, etc). _ Entender que a experiência religiosa é uma das formas dos fiéis se conhecerem melhor e verem seus relacionamentos com os outros e com o mundo. _ O valor da vida nas Tradições Religiosas (vida em sentido amplo). _ Perceber as influências das Tradições Religiosas na vida das pessoas e de uma comunidade. _ A experiência e a fé como fator importante na formação ética das pessoas, conforme apresentada pelos mitos, crenças e doutrinas religiosas. _ Propor sentidos à vida num contexto pleno de significados como: a fé, as ciências, o conhecimento do sagrado, identidade e corporeidade; diferentes expressões de sexualidade; dons e potencialidades; corpo como templo sagrado; relacionamentos e afetividade. _ A consciência da sexualidade. _ Identidade e ética religiosa. _Descobrir que somos seres em constante processo de construção e que a fé no transcendente auxilia no nosso crescimento como pessoa feliz. _ Fenômenos religiosos como Nova Era, Santo Daime, pentecostais e carismáticos. _ Fenômenos com arestas religiosas: futebol, rock, carnaval. _ Constatar que há diferentes compreensões de transcendente e de religiosidade. _ Atitudes religiosas: superstições, magias, fetiches. _ Identificar e compara as doutrinas da reencarnação, ancestralidade, ressurreição e niilismo (nada existe em absoluto) como formas de superar a finitude humana. _ Religiosidade popular: crendices, romarias, etc. _ Perceber que há orientações de vida propostas pelas normas, crenças e mitos das Tradições Religiosas. _ Posições sobre o estudo da vida e da morte ao longo da história. _ Entender que a experiência de fé que é vivida e assumida pode levar a um agir coerente e a um engajamento na luta por vida e cidadania. _ Fé e engajamento social.SolBatt agradece sua visita!

Um comentário:

  1. GOSTO MUITO DESSE SITE ELE NOS AJUDA DE MONTÃO NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário!