1.OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino
fundamental que os alunos desenvolvam as capacidades de:
- Compreender a cidadania como
participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres
políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de
solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e
exigindo para si o mesmo respeito;
- Posicionar-se de maneira
crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,
utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões
coletivas;
- Conhecer características
fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, como
meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e
pessoal e do sentimento de pertinência ao País;
- Conhecer e valorizar a
pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e
sociais;
- perceber-se integrante,
dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus
elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a
melhoria do meio ambiente;
- desenvolver o conhecimento
ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades
afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de
inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimentos e no
exercício da cidadania;
- conhecer e cuidar do próprio
corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos
básicos de qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à
sua saúde e à saúde coletiva;
- utilizar as diferentes
linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio
para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir
as produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a
diferentes intenções e situações de comunicação;
- saber utilizar diferentes
fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir
conhecimentos;
- questionar a realidade
formulando problemas a si mesmo e tratando de resolvê-los, utilizando para
isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de
análise e crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
2.OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO
RELIGIOSO PARA O ENSINO
FUNDAMENTAL
Os PCNER estabelecem , assim, os objetivos da disciplina Ensino Religioso definindo com clareza
as inovações do Ensino Religioso para que atinjam os seus fins:
"O Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade
cultural presentes na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas
que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e que determinam,
subjacentemente, o processo histórico da humanidade. Por isso necessita:
- proporcionar o conhecimento
dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das
experiências religiosas recebidas no contexto do educando;
- subsidiar o educando na
formulação do questionamento existencial, em profundidade, para que possa
dar sua resposta devidamente informado;
- analisar o papel das
tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas
e manifestações socioculturais;
- facilitar a compreensão do
significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
- refletir o sentido da
atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da
consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
- possibilitar esclarecimentos
sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm
na liberdade o seu valor inalienável."
2.1. CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS DE 5ª E 6ª SÉRIE.
"É o período em que o educando começa a aprender a pensar sobre as
coisas imaginárias, (ou seja, coisas que inventa, concebe ou elabora na sua
imaginação) e ocorrências possíveis do cotidiano, passando assim da lógica
indutiva para a dedutiva". Apresenta facilidade para a ação e reflexão –
fazer e pensar sobre o que fez. Idealismo maior que o realismo. Busca novos
valores e apresenta interesse pelos problemas da vida. Emocionalmente
apresenta-se instável, ora alegre, carente de manifestações afetivas e de
compreensão; sensível ao elogio e à incompreensão decorrentes das próprias
transformações físicas, cognitivas e sociais.
Religiosamente o educando, nesse período, se orienta para um
Transcendente mais próximo, mais pessoal, que se confunde um pouco com o ideal
confuso que traz em si.
2.1.2 .OBJETIVO DA 6ª SÉRIE
Ao final desta série, aprendizagem do Ensino Religioso propiciará ao
educando o conhecimento da evolução da estrutura religiosa no decorrer dos
tempos, assim as ideologias religiosas que perpassam as redações dos textos
sagrados e dos textos orais e aquilo que determina a verdade sobre o
Transcendente para um grupo.
2.1.3 ENCAMINHAMENTOS PARA
ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM
Sendo a fase do pensamento lógico, para acompanhamento da aprendizagem
dos alunos, o professor precisa perceber:
- se o aluno está entendendo a
evolução da estrutura religiosa no tempo;
- se o aluno percebe a
formação histórica da idéia do Transcendente e como as ideologias
religiosas chegam a determinadas verdades;
- se o aluno é capaz de
ultrapassar o contexto sócio-político-religioso dos textos sagrados e
entender a verdade neles contida e na experiência mística de um povo;
- se o aluno está construindo
seu entendimento sobre o fenômeno religioso.
2.2. CARACTERIZAÇÃO DO ALUNOS DA 7ª
SÉRIE E 8ª SÉRIES.
É o "período escolar em que o educando amplia seus interesses e
atividades", principalmente no campo intelectual, aumentando a sua
capacidade de raciocínio, crítica e energia criadora. "Formula hipóteses,
descobre pela reflexão a discrepância entre o ideal e o real, o juízo do certo
e errado. E radicaliza nas atitudes. O agudo desejo de independência
manifesta-se muitas vezes como agressividade e resistência à autoridade. Busca
novas amizades fora do círculo familiar, e desenvolve a admiração ou a
identificação com algum personagem jovem ou adulto tomando-o por modelo de
comportamento. O educando nessa fase "busca o grupo como apoio para uma
ação social, supera o egocentrismo fantasioso e tem desejo de uma formação da
consciência moral".
No aspecto religioso, o educando sente necessidade de encontrar um
objetivo na vida e muitas vezes se interessa pela religião. Por outro lado,
revela-se crítico em relação à religião da família. Verdade não é mais o que lhe
ensinam "como pronto e acabado", e então surgem as dúvidas
religiosas.
2.2.1 OBJETIVO DA 7ª SÉRIE.
Ao final da 7ª série, a aprendizagem do Ensino Religioso propiciará ao
educando o conhecimento do sentido da vida sustentado pelas crenças, doutrinas,
normas e métodos de relacionamento com o Transcendente, com os outros, com o
mundo e consigo mesmo nas tradições religiosas.
2.2.2 OBJETIVO DA 8ª SÉRIE.
Ao final da 8ª série, a aprendizagem do Ensino Religioso propiciará ao
educando o conhecimento das possíveis respostas dadas à vida além-morte, pelas
tradições religiosas orientadoras das crenças, normas e atitudes éticas dos
fiéis, o que deve conduzi-lo ao estabelecimento de compromissos sociais
solidários para a construção da cidadania.
3. ENCAMINHAMENTOS PARA
ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM
Neste período, em que o aluno está na fase da consciência moral, o
professor precisa acompanhar a formação dessa consciência e o entendimento dos
limites éticos colocados pelas tradições religiosas.
O professor precisa observar:
- como o aluno expressa seu
auto-conhecimento, o conhecimento do Transcendente e do mundo a partir do
referencial que as tradições religiosas usam para regular o relacionamento
humano (saber como o aluno se valoriza ou não, como trata o meio ambiente,
como se relaciona com os colegas, enfim, como são suas práticas sociais);
- como, a partir das respostas
elaboradas por essas mesmas tradições, a respeito do sentido vida/morte, o
aluno desenvolve o diálogo com os colegas, com segurança e sem
proselitismo;
- como o aluno percebe que as
determinações religiosas influenciam na construção mental do inconsciente
pessoal e coletivo.
3.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM BLOCOS DE CONTEÚDOS EM TEMAS POR AULA- ENSINO
FUNDAMENTAL
|
|
5ª
série 5ª série 5ª série 5ª série 5ª série 5ª série 5ª série 5ª série 5ª série
5ª série 5ª série 5ª série 5ª série 5ª série
|
|
Blocos
de conteúdos
|
Idéias
- chaves (essenciais) dos conteúdos e a serem assimiladas no desenvolvimento
dos temas.
|
1.
Idéia do Transcendete
|
>Os
significados do Transcendente na vida
>A
construção da idéia do Transcendente no tempo e no espaço
|
2.Função
política das ideologias religiosas
|
>A
construção da verdade dos discursos religiosos
>O
sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vista de
objetivos religiosos
>As
práticas religiosas e os mistérios
|
3.Revelação
|
>As
verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente
>A
autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu
emissor.
|
6ª
série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série
6ª série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série 6ª série
|
|
1.Evolução
da estrutura religiosa das organizações humanas
|
>A
evolução da estrutura religiosa das Tradições Religiosas no decorrer dos
tempos
>A
sistematização da idéia do Transcendente pelas Tradições Religiosas
>A
estruturação do mundo pessoal a partir da experiência do Transcendente e da
Tradição Religiosa
|
2.Contexto
cultural dos textos orais e escritos
|
> A
construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições
Religiosas.
|
7ª
série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série
7ª série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série 7ª série
|
|
1.Espiritualidade
|
>A
experiência religiosa, elemento vital para o fiel
>A
vivência com o mistério do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e
tradições
>Auto-conhecimento
na vivência do relacionamento com Transcendente
|
2.Valores
|
>As
exigências e qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da
Tradição Religiosa.
>Orientações
de vida nas normas, crenças e doutrinas das Tradições Religiosas.
|
3.Determinações
da Tradição Religiosa sobre a pessoa
|
>Determinações
das Tradição Religiosa na construção mental da pessoa.
|
8ª
série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série
8ª série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série 8ª série
|
|
1.Limites
|
>O
limite e a busca do translimite; A experiência religiosa na busca de
superação da finitude humana
>A
fundamentação dos limites éticos estabelecidos pelas Tradições Religiosas.
|
2.Verdades
da fé
|
>A
verdade nas Tradições Religiosas sob a ótica da fé
>A
verdade que orienta as pessoas através dos mitos, crenças e doutrinas das
tradições Religiosas
|
3.Vida além
da morte
|
>As
respostas elaboradas para vida além da morte pelas Tradições Religiosas
(ancestralidade-reencarnação-ressurreição-nada)
>O
sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além-morte.
|
4. METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
ESCOLAR
Como nas demais disciplinas, é necessário pensar a operacionalização do
trabalho docente,
Considerando-se que o ato de construção do conhecimento se dá a partir
da relação sujeito/objeto (no Ensino Religioso o sujeito-aluno em relação ao
objeto-fenômeno religioso), cabe ao professor munir-se de um instrumento
(método) que o auxilie nessa articulação.
O tratamento didático dado a esta área do conhecimento nos PCNER, é:
Observação – Reflexão – Informação.
4.1 OBSERVAÇÃO
Observar não é apenas uma experiência visual, mas diz respeito as
condições externas e internas do observador, tais como idade, formação,
história de vida, conhecimentos prévios etc. No caso do Ensino Religioso, as
observações feitas, por exemplo, a propósito de um determinado símbolo, serão
tão variadas quanto forem os educandos observadores e suas matrizes religiosas.
O mesmo fenômeno, tomado como objeto de estudo, será observado diferentemente
por professor e aluno. Isso não significa que a observação feitas pelo
professor deva se sobrepor à do (s) aluno (s), mas que elas podem se
complementar e se enriquecer. O professor age como orientador dessa observação
seletiva para trabalhar os conceitos básicos do Ensino Religioso.
2. REFLEXÃO
A Reflexão é um procedimento que acompanha todo o processo, desde a observação
até a informação. Na realidade, não se trata de momentos isolados e estanques,
mas de passos que se entrelaçam, se interligam, numa dinâmica, num movimento
constante. O professor pode encaminhar a reflexão com questionamentos,
diálogos, problematizações que promovam a conscientização, o entendimento e a
decodificação do objeto de estudo, no caso, o fenômeno religioso. Essa
decodificação progressiva permitirá ao aluno abrir sua visão, desarmar-se de
preconceitos, discernir, perceber a unidade na diversidade das tradições
religiosas, como, por exemplo, a defesa da vida, a busca do sentido da vida, a
necessidade da transcendência.
4.3 INFORMAÇÃO
Pela informação, o professor ajuda o aluno a se apropriar do
conhecimento sistematizado, organizado, elaborado, para que possa passar de uma
visão ingênua, empírica, fechada, dogmatizada, desarticulada e muitas vezes
incoerente para uma nova visão decodificada e explicitadora da realidade. Todos
esses procedimentos devem necessariamente possibilitar que o alcance dos
objetivos propostos pela disciplina Ensino Religioso sejam atingidos. A
intencionalidade e a direção do processo ensino/aprendizagem no Ensino
Religioso devem conduzir para a realização de dois aspectos: o primeiro de ordem interna, refere-se a aquisição
do conhecimento religioso como tal; o segundo, de ordem externa, gera uma mudança qualitativa, que se expressa no
"saber em si, no saber em relação ao saber em si" traduzidos em novas
posturas de diálogo e reverência.
5. A AVALIAÇÃO NO ENSINO RELIGIOSO
Na educação e especialmente no ensino religioso, a avaliação tem um
sentido amplo: além de "alimentar, sustentar e orientar a intervenção
pedagógica como parte integrante e intrínseca ao processo educativo, envolve
outros aspectos: sociabilidade, afetividade, postura, compromisso, integração,
participação na expectativa da aprendizagem do aluno e de sua transformação. No
caso do Ensino Religioso se observa nas atitudes de reverência para com o
transcendente do outro, de respeito a alteridade e ao direito do outro de ser
diferente, o desenvolvimento da capacidade de tolerância, assumindo a
identidade pessoal com segurança e liberdade.
6.PRESSUPOSTOS DO ENSINO RELIGIOSO
Pressuposto 1: O Ensino religioso como
parte integrante da formação básica do cidadão (artigo 33 LDBEN nº 9394/96).
Vem atender ä necessidade básica do ser humano. Alicerça-se nos
princípios da cidadania, do entendimento do outro, enquanto outro. Mesmo que
muitas pessoas neguem ser religiosas, é um dado histórico que toda pessoa foi
preparada para ser religiosa, do mesmo modo que foi preparada biologicamente
para falar determinada língua, gostar disso ou daquilo, comer de uma forma ou
de outra, pois o ser religioso é um dado antropológico, cultural, presente no
substrato de cada cultura. E no Brasil consititui a Base Comum Nacional.
Pressuposto 2: Ensino Religioso é um
conhecimento que subsidia o educando para que ele se desenvolva sabendo de si
(PCNER).
Como área de conhecimento, trata do conhecimento religioso. E esse
conhecimento, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso
(PCNER), não é uma mera informação de conteúdos religiosos, um saber pelo
saber. É um conhecimento que, numa visão pedagógica progressista, oportuniza o
saber em si: o educando conhecerá, ao longo do Ensino Fundamental, os elementos
básicos que compõem o fenômeno religioso, para que possa entender melhor a sua
busca do Transcendente.
Pressuposto 3: O Ensino Religioso é disciplina dos horários normais, assegurado o
respeito à diversidade cultural religiosa e vedadas quaisquer formas de
proselitismo (artigo 33 LDBEN9394/96)
O Ensino Religioso parte sempre do convívio social dos educandos para
que respeite a tradição religiosa trazida de suas famílias e assim se
salvaguarde a liberdade de expressão religiosa de cada um. Só assim o educando
se desenvolverá no desarmamento pessoal e no empenho mútuo, na paz e na
fraternidade. Desse modo, fica claro que o Ensino Religioso não quer fazer
prosélitos ( seguidores) qualquer tradição.
Pressuposto 4: O Ensino Religioso é conhecimento que constrói
significados.
O Ensino Religioso é área de conhecimento da Base Comum Nacional cujo
conhecimento constrói significados a partir das relações que o educando
estabelece no entendimento do fenômeno religioso. E essa construção vai-se
arquitetando pela observação do que se constata, pela reflexão do que se
observa e pela informação sobre o que se reflete.
É ao longo do Ensino Fundamental que o educando atualiza seu
conhecimento através da reflexão sobre as experiências percebidas, compreende,
numa análise, o significado delas para a vida e entende as atitudes morais
diferenciadas como conseqüência do fenômeno religioso que instiga as indagações
existenciais: Quem sou ? De onde vim? Para onde vou?
Pressuposto 5: Ensino Religioso e o sujeito – como -sujeito
O Ensino Religioso desenvolve o conhecimento na tríplice relação:
educando-educador, o que torna necessário admitir:
- que o educador é o
profissional mediador do processo, disponível para o diálogo e capaz de
articulá-lo a partir do convívio dos educandos;
- que o conhecimento do
fenômeno religioso é percepção, análise e informação do que aparece e como
aparece na relação com o Transcendente;
- que o educando é a pessoa,
sujeito - como sujeito, manifestação da realidade e da alteridade. É na
sala de aula, onde cada um pode se exprimir como é, ele mesmo, sem
máscaras e sem disfarces, que todos se tornam sujeitos na construção de
si.
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