domingo, 26 de agosto de 2012

SÍMBOLOS 2

“O SIGNIFICADO DOS RITOS DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS”
Autora:
Sirlei Ribeiro do Nascimento
Série:
Idade:
10 anos
Objetivo Geral:
Reconhecer os diversos tipos de ritos religiosos e o seu
significado, para assim conscientizar os alunos de que a diversidade religiosa
deve ser respeitada, independente de qual seja.
Fundamentação Pedagógica
Alguns rituais religiosos utilizam a magia que é a manipulação das
energias invisíveis, algumas utilizam de forma consciente e outras de forma
inconsciente como acontece com uma grande parte religiosos.Existe também a
magia branca e a negra.
Diferentes religiões utilizam em seus rituais os incensos como a
Católica, o Hinduismo, o Islamismo, o Budismo. Outras usam velas, mantras,
mandalas, altares e formas de concentração.
Religiões diferentes nascidas em partes distante em tempos muitos
antigos, onde os povos viviam separados evidencia que todas as religiões são
verdadeiras, pois a ciência que eles usam para atingir o espiritual é a mesma.
Personagens de maior importância como Confúcio, Jesus receberam o
conhecimento iniciático secreto e aprenderam a fazer rituais e outras práticas
como orações, exorcismo e etc. Com o tempo eles ensinaram para seus
discípulos essas práticas e assim surgiram muitas praticas nas religiões .
Pessoas que também receberam o conhecimento secreto iniciático
implantaram outros elementos nestas religiões.
Apesar do principio religioso ser fazer o bem, também existiram pessoas
que não foram iniciadas no conhecimento secreto e superior; tiveram o poder
em suas mãos de ensinar, mas a vaidade e a ganância trouxeram
ensinamentos falsos, neste período existiu muita politicagem. Essas mentiras
seguem como grandes dogmas e às vezes pilares importantes de uma religião.
Pessoas no mundo todo pensando que ensinam verdades para os outros estão
ensinando muitas vezes mentiras.
Os ritos religiosos são bastante diversificados e envolvem crenças e
valores que cada um acredita ser o mais correto, pois a religião abrange muito
mais do que acreditar em Deus, pois ela visa de acordo com o evangelho que
todos nós somos irmãos e que o maior mandamento é o amor, mas como amar
o nosso semelhante se muitas vezes nos afastamos deles somente porque a
doutrina religiosa é diferente da nossa.
Para trabalhar com essas questões e quebrar os preconceitos religiosos
que ainda existem atualmente é necessário que os alunos conheçam outros
rituais e os seus significados, não somente para ampliar o seu conhecimento,
mas para que haja respeito, o que só acontece quando a ignorância é
quebrada.
Segundo Piaget, a criança usa as interações sociais como formas
privilegiadas de acesso a informações: aprendem a regra do jogo, por exemplo,
através dos outros e não como o resultado de um engajamento individual na
solução de problemas. Desta maneira, aprende a regular seu comportamento
pelas reações, quer elas pareçam agradáveis ou não.
Portanto a realização deste projeto contribuirá não somente para o
enriquecimento cultural dos alunos, mas principalmente para que eles possam
aprender a trabalhar em equipe, aprendendo a entrar em um consenso com os
colegas a fim de solucionar possíveis problemas que possam surgir durante a
pesquisa e elaboração dos trabalhos, tudo isto só será possível se o professor
trabalhar junto com os alunos questões como valores e respeito.
PLANO DE TRABALHO
1ª AULA:

A professora fará com os alunos a “roda da conversa”, onde cada aluno terá
a oportunidade de expor os seus conhecimentos sobre os ritos religiosos;

A professora irá dividir a turma em seis equipes que será organizada da
seguinte forma:
Equipe 1: Rituais Católicos
Equipe 2: Rituais Evangélicos
Equipe 3: Rituais do Candomblé
Equipe 4: Rituais Indígenas
Equipe 5: Rituais Hinduístas
Equipe 6: Rituais Judaicos

A professora levará para sala materiais didáticos como: livros, enciclopédias
e revistas a fim de que os alunos iniciem a pesquisa em sala de aula e darão
continuidade em casa onde terão um prazo para concluir a pesquisa e
apresentar.
2ª AULA:

Na apresentação as equipes deverão explicar os significados e os
procedimentos dos rituais pesquisados;

Após a apresentação cada aluno irá elaborar um cartaz estabelecendo as
diferenças entre os rituais pesquisados e os rituais da sua religião;

Os alunos irão apresentar este cartaz
3ª AULA:

As equipes irão pesquisar na internet ou em livros sobre o templo da religião
que cada um pesquisou e irão montar uma maquete;

Os alunos irão produzir um texto sobre o que aprenderam, este texto deve
conter todos os rituais que foram pesquisados.
RECURSOS DIDÁTICOS

Papel bobina

Canetão

Revistas

Livros

Enciclopédias

Internet

Caneta

Papel almaço

Cartolina

Canetinha

Tesoura

Cola

Lamina de isopor

Sucatas: como caixa de remédio

Tinta guache

Pincel

Lápis

Borracha

Papel Sul fite
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, o professor irá avaliar o processo da
construção do conhecimento dos alunos, tudo o que o aluno fizer será avaliado
seja em forma de participação, de pesquisa e apresentação. Serão feitas seis
avaliações que será organizada da seguinte forma:

A primeira avaliação será a da participação da roda da conversa, onde cada
aluno terá a oportunidade de expor seus conhecimentos;

Na segunda será avaliado a pesquisa sobre os rituais;

A terceira avaliação será oral, onde o aluno irá explicar sobre o significado
dos rituais e os seus procedimentos;

A quarta avaliação será individual, na qual o aluno elaborara um cartaz
estabelecendo as diferenças entre a sua religião e a religião que pesquisou;

A quinta avaliação será a maquete que será construída pela equipe;

A sexta avaliação será da produção textual relatando o que eles aprenderam
das seis religiões trabalhadas em sala.
AVALIAÇÃO
Tipo de avaliação Pontos
Roda da Conversa 1.0
Pesquisa 4.0
Apresentação oral 5.0
Cartaz 2.0
Maquete 2.0
Produção Textual 6.0
As notas serão somadas e divididas por dois, a qual será a nota final.
Referencias
www.centrorefeducacional.com.br
Centro de Referencia Educacional
Data:20/06/07
Horário: 09:20
SolBatt agradece sua visita!

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