domingo, 26 de agosto de 2012

PROJETO DE VIDA

A palavra Projeto vem de projetar, projetar-se, atirar para frente.
Elaborar um projeto significa pensar a realização de atividades
à frente em vista de uma construção processual.Projeto significa
elaborar um plano para realizar determinada idéia.
Projeto traz o pensamento de construir algo que ainda não
existe em vista de um futuro.
Um projeto implica em realidade, portanto, é necessário que se
projete àquilo que será possível cumprir e vislumbrar concretamente,
algo tangível, real.
Projeto nasce da
idéia de alguém que traz um ideal em seu
coração. Um projeto acaba por ser a extensão do seu idealizador.
Na escola, um projeto requer o envolvimento de todos e deve
servir para o bem de todos.
Projeto tem a ver com a realidade, isto significa dizer que um
projeto só tem sentido se suprir uma necessidade, comunitária ou
social.
Um projeto produz aprendizagens novas e detecta necessidades
antes não percebidas.
Elaborar um projeto requer fundamentação de significados que
traduzam o seu sentido aplicável para a vida do (a) aluno (a).
O tema transversal Ética deve ser elemento constitutivo
para a idéia de um projeto, sua elaboração, seu processo de
desenvolvimento e seu resultado final.
Também o tema transversal Pluralidade Cultural deve ser fator
de contemplação para a edificação de um projeto.
Passos para um Projeto:
• Pensamento Estratégico: como articular (o que fazer) para que se realize o que se pretende atingir, construir,
transformar ou criar com a realização do projeto.
• Desenvolvimento de um modelo: roteiro – estrutura que se vai seguir.
• Estabelecimento de grupos: nomes de pessoas que irão trabalhar.
• Envolvimento de toda a comunidade: sala de aula-- escola – família.
• Estabelecimento de tempo para revisão, avaliação, ação corretiva e continuidade.
Tópicos para um Projeto:
• Nome do Projeto
• Apresentação
• Informações gerais (se tiver)
• Sensibilização (justificativa)
• Objetivo
• Finalidade do Projeto
• Metas a serem alcançadas no processo
• Palavras-chave do objetivo estratégico
• Tempo de realização do projeto ou suas etapas
• Custo do projeto
• Pessoas ou grupos envolvidos
• Desenvolvimento do Projeto
• Proposta de atividades a serem realizadas
• Sistema de avaliação
Critérios para avaliação de um Projeto:
• Empenho na realização das atividades
• Participação nos trabalhos em duplas ou grupos
• Esforço criativo e inovador (sem plágio)
• Colaboração para alcance dos objetivos propostos
Reflexões para a construção de um projeto escolar
Projeto de vida.indd 1 10/3/2008 10:59:32
Sistematização
A proposta deste projeto serve para a turma como um todo, assim como para cada pessoa, individualmente,
uma vez que cada indivíduo tem vontades próprias, sonhos e ideais particulares. Pode ainda ser utilizada
para todas as séries, desde que adequados a cada nível de faixa etária.
Então, neurônios a pensar, coração a sentir e mãos a trabalhar! Vamos construir um bonito Projeto de
Vida para 2008.
Em primeiro lugar, através de reflexões e questionamentos, estabeleça com a turma
algumas metas a
serem alcançadas durante o ano, enfocando, a cada bimestre, uma dimensão:
1. Dimensão Intrapessoal:
relacionamento consigo mesmo.
2
. Dimensão interpessoal: relacionamento com os amigos, com os professores e com a família.
3.
Dimensão espiritual
: relacionamento com o Transcendente.
4.
Dimensão Intelectual:
estudos, aprendizado.
As
metas servem de balizas para o alcance de um grande objetivo para o final do ano. Pode-se estabelecer metas
diferentes para cada bimestre. Fica mais didático.
Cabe a cada educador (a), respeitadas as condições e níveis de cada turma e de cada aluno (a), estabelecer,
a partir de sua criatividade, os caminhos por onde perpassar, bem como a elaboração de atividades e retomada
reflexiva diária ou semanal do processo de cada turma e de cada aluno (a) a fim de que todos possam se perceber
em seu processo de desenvolvimento, não perdendo, por nenhum motivo, o foco das metas a atingir e a conseqüente
concretização do Projeto de Vida 2008.
Com certeza será uma experiência gratificante, tanto para o aluno que reconhecerá seu potencial de
desenvolvimento pessoal, bem como para o (a) educador (a), que verá cumprido seu trabalho dentro de um verdadeiro
sentido: “formar o educando (a) para a vida”.
Utilize o site do jornal O Transcendente -
www.otranscendente.com.br - para nos repassar o resultado do seu
processo de trabalho e dos seus alunos. O testemunho da experiência de vocês poderá motivar educadores e alunos
de outras partes do Brasil.
Vamos em frente:
1° Bimestre –
DIMENSÃO INTRAPESSOAL – Relacionamento consigo mesmo
Promova reflexões e discussões sobre o tema. Desperte em seus educandos o espírito de superação de desafios e de autocontrole. Utilize os exemplos de pessoas geniais, dos seus educadores e dos seus próprios pais que lutam todos os dias
para lhes dar boas condições de vida.
Desperte neles o espírito de autocrítica e auto-estima para que possam reconhecer seus próprios valores e
suas dificuldades comportamentais a serem superadas.
Para cada encontro, elabore para os seus alunos, breves atividades especiais relativas ao tema Projeto de
Vida. Estimule-os a refletir e atuar, através de questionamentos, de pensamentos positivos, de propostas de ação e
visão de futuro com sucesso.
Questionamentos pessoais:
Quais são minhas expectativas para este ano? Quais são meus valores individuais? (fazer uma lista) Como posso aperfeiçoar meus valores? Quais são minhas dificuldades pessoais? (medos, angústias, fraquezas) Como posso ajudar meus colegas durante este ano? Como pretendo estar ao final do ano? Minha religião me ajuda a viver melhor? Como posso começar a traçar meu futuro de sucesso?
Feitas as reflexões e determinadas as metas dentro das dimensões estabelecidas para cada bimestre, sugerir que
cada aluno (a), em seu caderno de Ensino Religioso ou agenda, anote as metas escolhidas pela turma, estabeleça
suas metas pessoais a serem cumpridas no transcorrer das experiências, anote os questionamentos feitos pelo (a)
professor (a) e, em grupo ou individualmente, responda as questões.
Projeto de vida.indd 2 10/3/2008 10:59:
SolBatt agradece sua visita!