domingo, 1 de julho de 2012

BULLYING 2


Atividade: Diga não ao Bullying


O que o aluno poderá aprender com esta aula? O aluno aprenderá a organizar e analisar os dados de pesquisa, selecionando artigos e depoimentos que sejam úteis para a apresentação do trabalho em forma de debate. Sua pesquisa deverá ser salva no blog individual ou de sua Escola, criado pelo aluno ou em conjunto com sua turma,  para difundir o tema na rede, para discussão e reflexão, aprenderá também a elaborar o discurso oral e escrito, usando expressões adequadas a um debate deliberativo, apresentando argumentos que embasem a posição tomada e com sugestões coerentes para serem colocadas em funcionamento dentro da comunidade escolar, tão logo findem as atividades em sala sobre o assunto. Aprenderá a perceber e utilizar a concordância verbal e nominal para clareza do material produzido. E também se sentirão valorizados, elevando a auto-estima ao repassar as informações à toda escola.

Duração das atividades:  8 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·        Pesquisa nos sites indicados sobre o tema;

·        Levantamento das informações encontradas e seleção das mesmas;

·        Organização do material para debate

·        Abertura do blog;

·        Produção de texto para apresentar o tema;

·        Produção de texto com sugestões para erradicar o bullying;

·        Apresentação ao público, utilizando as expressões adequadas.



Introdução

O aluno lerá a webquest publicada ou digitada no word:  (fala destinada ao aluno) Você sofre bullying em sua escola e não sabe o que fazer para se livrar desta vergonha e raiva que passa todo dia com alguém zombando de você? O que deve fazer?  Convivemos com o bullying sem perceber, seja como a vítima que sofre silenciosamente, como espectadores ou os causadores deste sofrimento…Como vítima você pode chegar ao suicídio e como bullier você não pode imaginar a reação de sua vítima e como espectador pode se traumatizar…  Mas o que é mesmo bullying?  Neste momento, os alunos visitarão  sites sobre o tema.

Tarefas:

·        Pesquisar nos sites recomendados o que é bullying. Discutir as características do bullying, informando às outras turmas como erradicar o mal em nossa escola, apresentar sugestões para que as vítimas tenham direito e não medo de denunciar.

·        Vocês promoverão um debate deliberativo, esclarecendo o que é o tema e sugestões, com equipes organizadas para apresentação e divulgação das sugestões para toda a escola.

O Processo

Instruções para os alunos: Prá começar a aquecer , vocês deverão organizar um grupo de três alunos…
Na nossa sala de tecnologias vocês acessarão o site indicado que o levará direto ao problema, ah, ah, agora começará sua aventura!




Aqui você encontrará informações importantes para erradicar o MAL (bullying).

Texto para os alunos:
Estão sabendo agora do que se trata? Então, farão o texto argumentativo sobre o assunto. Bateu a dúvida de como produzir um texto argumentativo? vamos rever em sala de aula como organizar o texto argumentativo. Agora que estão bem espertos com o que é o bullying, vocês irão assistir alguns slides sobre isso, aprofundando-se no assunto para informar aos pequenos de nossa escola como agir ou reagir quando perceber o bullying.Os vídeos estão em:




Depois procurarão imagens no Google para a apresentação feita para os pequenos. Que imagens constrangedoras, não acham?  Capriche, agora vocês serão os professores.Escolham imagens para produzir um texto chamativo para a prevenção de atitudes do MAL (bullying) em nossa escola.


·        Participação no grupo; 

·        Apresentação;

·        Introdução;

·        Tarefa,

·        O processo poderá chegar até a apresentação do Debate Deliberativo, no pátio da escola.

·        Participação no grupo


Comprometimento

·        Não colaborou com o grupo, deixando de cumprir sua parte na tarefa combinada.

·        Colaborou pouco com o grupo, cumprindo parcialmente sua tarefa.

·        Contribuiu bastante com o grupo, trouxe novas idéias, trabalhou colaborativamente, cumprindo muito bem a tarefa proposta.

Respeito às opiniões

·        Não soube respeitar a opinião da equipe durante as discussões, impondo suas opiniões o tempo todo.

·        Esforçou-se por respeitar a opinião do grupo, mas em alguns momentos teve dificuldades.

·        Respeitou a opinião do grupo e soube colocar suas idéias de modo compreensível, buscando resolver os desafios propostos.

Apresentação

·        Clareza na apresentação (de acordo com a parte proposta para cada membro da equipe)

·        A apresentação não trouxe grandes contribuições para entendimento do grupo relacionado a proposta de trabalho com WebQuest

·        A apresentação trouxe alguns elementos importantes, no entanto deixou muitas dúvidas.

·        A apresentação sintetizou muito bem elementos importantes contribuindo para compreensão da proposta pelos participantes da equipe. 

Conclusão

No término das atividades os educandos deverão formar uma opinião sobre o assunto e verbalizá-las para o grupo, produzir textos-denúncia sobre o assunto e dar palestras nas outras turmas com a responsabilidade de alarmar e sensibilizar os estudantes dos efeitos nocivos do bullying.  Ao final do desenvolvimento da webquest, os alunos terão divulgado o tema tratado no blog da escola, onde postarão os resultados destas aulas e de outras possíveis. Sugestões de Sites:


·       www.bullying.com.br

·       www.wikipédia.com.br

·       www.youtube.com

·       www.images.google.com.br

·       www.globo.videos.com.br

Recursos Complementares: Datashow para apresentação dos resultados encontrados pelos alunos para alunos;  Filmes relacionados ao tema, com discussão das atitudes e conseqüências; Filme indicado: Columbine.

Avaliação:   será feita de acordo com a produção, engajamento dos alunos no desenvolvimento e apresentação do resultado de pesquisa, sempre observando se o aluno será capaz de:

·        Demonstrar compreensão de textos orais, nos gêneros previstos para as aulas, por meio de retomada de tópicos dos textos;

·        Atribuir sentido a textos orais e escritos, posicionando-se criticamente diante deles;

·        Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses (estudo, formação pessoal, realização da tarefa) e as características do gênero e suporte.
SolBatt agradece sua visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!