sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fwd: Boletim nº 32 - FONAPER


 


Prezado/a educador/a:

O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso/FONAPER organiza, neste ano, o XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso/SEFOPER, cujo tema é Ensino Religioso - área de conhecimento da educação básica: interfaces com a proposta pedagógica da escola.

O XII SEFOPER será realizado nas dependências da Faculdade Salesiana Dom Bosco, situada na Av. Epaminondas, 57, Centro, Manaus/AM, nos dias 13 a 15 de setembro de 2012.

O evento receberá inscrições de trabalhos de acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica em duas categorias:

a) Espaços pedagógicos: relato de práticas pedagógicas que abordem conteúdos curriculares do Ensino Religioso, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER);

b) Comunicação de trabalho: artigos científicos resultados de pesquisas ou discussões teóricas sobre um dos Eixos Temáticos do evento;

Eixo temático I

Organização Curricular da Educação Básica: políticas, concepções e práticas - Organização curricular da educação básica: conceitos, limites, práticas e possibilidades. Políticas e diretrizes para a educação básica em suas diferentes etapas e modalidades. Áreas de conhecimento, base nacional comum e parte diversificada.

Eixo temático II

Interculturalidade, Currículo e Cotidiano Escolar - Relações entre diversidade cultural, educação intercultural e cotidiano escolar. Diferenças, relações de poder e processos de hibridismos no currículo escolar. Conceitos e práticas curriculares na perspectiva de acolhimento, respeito e reconhecimento da diversidade.

Eixo temático III

Culturas, Religiões e Educação - Estudos interdisciplinares das relações entre educação, culturas e religiões, tendo como objeto os mitos, textos, ritos, símbolos, princípios, valores, representações, imaginários, linguagens e identidades das diferentes tradições e movimentos religiosos.

Eixo temático VI

Diversidade Religiosa e Educação em Direitos Humanos - Relações multidisciplinares entre diversidade religiosa e educação em direitos humanos. O reconhecimento das culturas, histórias, identidades, memórias e valores culturais/religiosos e o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o enfrentamento de preconceitos, discriminações, intolerâncias e violências religiosas. A contribuição do Ensino Religioso na promoção de uma cultura de direitos humanos na educação básica.

Eixo temático V

Ensino Religioso e a Proposta Pedagógica da Escola - O projeto político pedagógico, a organização/gestão dos componentes curriculares e a implementação do Ensino Religioso - enquanto área de conhecimento - na escola. Diversidade cultural religiosa, cultura escolar e os desafios da gestão democrática das relações entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar.

Eixo temático VI

Ensino Religioso e Formação Docente - Tendências, perspectivas e abordagens teórico-metodológicas no processo de formação inicial e continuada dos profissionais de Ensino Religioso. As diferentes iniciativas para habilitação e formação de professores de Ensino Religioso: graduação, pós-graduação, seminários, congressos, fóruns, debates e similares.

Eixo temático VII

Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso - Concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso na Educação Básica. Construção e análise de recursos e materiais didáticos e paradidáticos. Socialização de atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso.

Para que o evento alcance seus objetivos, contamos com a sua participação inscrevendo seus artigos ou relatos de práticas pedagógicas. Convide seus pares para registrar o que vocês pesquisam e/ou realizam nas salas de aula em relação a diversidade cultural religiosa.

Aguardamos seu texto e, para maiores informações acesse: http://www.fonaper.com.br/xiisefoper/

Atenciosamente

Coordenação FONAPER - Gestão 2010-2012



Notícias

Nasce no Ceará associação de combate ao preconceito religioso
Leia mais...
Leia mais

GERED da Grande Florianópolis promove Encontro de Ensino Religioso
Leia demais informações...
Leia mais

IBGE divulga o CENSO das Religiões no BRASIL
Veja em detalhes...
Leia mais

FONAPER promove o I Seminário Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso
Veja aqui maiores informações...
Leia mais

Abertas inscrições para Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos
Conheça todos os detalhes sobre inscrições...
Leia mais

Vereadores de Apucarana (PR) aprovam em 1º turno lei que institui oração do "Pai Nosso" antes das aulas
Leia mais...
Leia mais

Não quero mais receber este informativo (unsubscribe)







--
Solange da Cruz Battirola
Educadora da Rede Pública Estadual
32ªCRE
Rua Venâncio Aires - 2418 - Centro - São Luiz Gonzaga - RS - 97800-000
Contatos: (55) 3352 8600 ou (55) 9922 0908

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário!