terça-feira, 3 de julho de 2012

ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM EDUCADORES DE ENSINO RELIGIOSO

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE
ENSINO RELIGIOSO – 28/06/2012

          No dia 28 de Junho de 2012, a Prof. Solange Battirola, Assessora do Ensino Religioso da 32ªCRE,  iniciou o encontro com os professores de Ensino Religioso saudando a todos e agradecendo a presença cada um. Na sequência, fez a apresentação da equipe do CONER- Conselho Nacional do Ensino Religioso - Seccional São Luiz Gonzaga, destacando a presença da Pastora Daiane Berndt, da  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Pastor  Wolter Becker, da  Igreja Evangélica Luterana do Brasil; Elói Garay  - Membro da Igreja Adventista do 7ºDia e do Pastor Isar Mateus de Oliveira Wondracek,  da Igreja Batista Novas Missões.
           O Pastor Isar Wondracek trouxe a meditação bíblica, baseada em 1 Tessalonicenses 5.16-18; sábias palavras que trazem três conselhos muito importantes para nossa vida: alegrai-vos sempre, orai sem cessar e em tudo dai graças. São 3 conselhos simples e ao mesmo tempo muito profundos, que podem mudar nossa forma de encarar a vida e de nos relacionarmos com Deus. Alegre-se porque você tem um Deus que está contigo, ore sempre pedindo a orientação e  seja grato em todos os momentos de sua vida.
Em seguida,  o Pastor Davi Reinert, de Carazinho, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Instrutor Bíblico e Capelão Escolar, realizou uma dinâmica de quebra-gelo entre os participantes e tratou o  tema proposto para o encontro: “O Uso da Bíblia como recurso didático para as aulas do Ensino Religioso”, dividindo sua fala em 3 temas gerais: Currículo do Ensino Religioso, Motivação para as aulas de Ensino Religioso  (que foram trabalhados na parte da manhã) e Dinâmicas (que foram trabalhados na turno da tarde).  O Ps Davi deixou os professores bem livres, dizendo que cada um deveria examinar a sua exposição e reter o que fosse bom para si, para seus alunos, adaptando seus conhecimentos no próprio contexto escolar.
A parte da tarde começou com a Dinâmica:  Janelas da Vida, onde   cada professor foi motivado a expressar  a janela de sua vida. Em seguida Pastora  Daiane trouxe uma meditação feita a partir da mensagem chamada “O Vestido Azul”, que motiva cada um/a a fazer a sua parte no lugar onde está.
Pastor Davi retomou as atividades trazendo cantos e dinâmicas. Também sugeriu alguns livros do autor Adolfo Semo Suarez: *Professor nota 10 – como praticar um magistério que informa, forma e transforma (Editora Paradigma); *Sou professor, e agora? (Editora Lagoa Bonita). * Dicas para esquentar suas aulas (Editora Paradigma). Em seguida, propôs a leitura de um texto para ser trabalhado em grupos, com 3 questões para discussão. Depois cada grupo compartilhou o que conversou.
Foi feita a dinâmica: Antigo Testamento, Novo Testamento, Objeto, Fato. Dividindo o grande grupo em 2 subgrupos. O orientador lança a bolinha para o grupo dizendo: AT, NT, objeto ou fato. Cada acerto gera um ponto, quando algum grupo erra ou perde sua vez, gera ponto para a outra equipe. Para finalizar sua exposição, o Ps. Davi mostrou um material pedagógico chamado “Tia Cecéu” indicado para crianças e jovens.
PONTOS RELEVANTES DA PALESTRA DO PASTOR  DAVI : A BÍBLIA E OS 5 EIXOS DO ENSINO RELIGIOSO, destacando as Culturas e tradições religiosas (história, filosofia, sociologia); * Teologias (divindades, verdades de fé. Vida além fé); * Texto sagrados; * Ritos (símbolos, espiritualidade); * ethos – Ética (alteridade, valores, limites - hábitos, moral). Principais crenças religiosas:  Cristianismo,  Islamismo;  Hinduísmo;  religiões chinesas (Confucionismo);  Budismo; Xintoísmo;  Judaísmo.  É preciso haver liberdade religiosa e respeito pelas diferenças.
Ao final, foram recolhidas sugestões e materiais, a cargo do Pastor Isar,  que auxiliam nas aulas de Ensino Religioso para troca de ideias entre os demais colegas e futura compilação de uma Apostila de Apoio Pedagógico para as aulas de Ensino Religioso.
Algumas fotos e materiais de apoio pedagógico ao Ensino Religioso poderão ser acessadas no blog:
A equipe do CONER agradeceu a participação do Ps Davi agraciando-o com uma lembrança de São Luiz Gonzaga, entregue pelo Sr. Elói Garay. Para encerrar o encontro, oramos em conjunto e nos despedimos, desejando que Deus abençoe nosso trabalho pedagógico na disciplina de Ensino Religioso.

SolBatt agradece sua visita!