Atividade: Diga não ao Bullying
O que o aluno poderá
aprender com esta aula? O aluno aprenderá a organizar e analisar os dados de
pesquisa, selecionando artigos e depoimentos que sejam úteis para a
apresentação do trabalho em forma de debate. Sua pesquisa deverá ser salva no
blog individual ou de sua Escola, criado pelo aluno ou em conjunto com sua
turma, para difundir o tema na rede,
para discussão e reflexão, aprenderá também a elaborar o discurso oral e
escrito, usando expressões adequadas a um debate deliberativo, apresentando
argumentos que embasem a posição tomada e com sugestões coerentes para serem
colocadas em funcionamento dentro da comunidade escolar, tão logo findem as
atividades em sala sobre o assunto. Aprenderá a perceber e utilizar a concordância
verbal e nominal para clareza do material produzido. E também se sentirão
valorizados, elevando a auto-estima ao repassar as informações à toda
escola.
Duração das atividades: 8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
·
Pesquisa nos sites indicados sobre o tema;
·
Levantamento das informações encontradas e seleção das mesmas;
·
Organização do material para debate
·
Abertura do blog;
·
Produção de texto para apresentar o tema;
·
Produção de texto com sugestões para erradicar o bullying;
·
Apresentação ao público, utilizando as expressões adequadas.
Introdução
O aluno lerá a webquest publicada ou digitada no
word: (fala destinada ao aluno) Você sofre bullying em sua escola e não
sabe o que fazer para se livrar desta vergonha e raiva que passa todo dia com
alguém zombando de você? O que deve fazer?
Convivemos com o bullying sem perceber, seja como a vítima que sofre
silenciosamente, como espectadores ou os causadores deste sofrimento…Como
vítima você pode chegar ao suicídio e como bullier você não pode imaginar a
reação de sua vítima e como espectador pode se traumatizar… Mas o que é mesmo bullying? Neste momento, os alunos visitarão sites sobre o tema.
Tarefas:
Tarefas:
·
Pesquisar nos sites recomendados o que é bullying. Discutir as
características do bullying, informando às outras turmas como erradicar o mal
em nossa escola, apresentar sugestões para que as vítimas tenham direito e não
medo de denunciar.
·
Vocês promoverão um debate deliberativo, esclarecendo o que é o tema e
sugestões, com equipes organizadas para apresentação e divulgação das sugestões
para toda a escola.
O
Processo
Instruções para os alunos: Prá começar a aquecer , vocês deverão
organizar um grupo de três alunos…
Na nossa sala de tecnologias vocês acessarão o site indicado que o levará direto ao problema, ah, ah, agora começará sua aventura!
Na nossa sala de tecnologias vocês acessarão o site indicado que o levará direto ao problema, ah, ah, agora começará sua aventura!
Aqui você encontrará informações importantes para erradicar o MAL
(bullying).
Texto para os alunos:
Estão sabendo agora do que se trata? Então, farão o texto argumentativo sobre o assunto. Bateu a dúvida de como produzir um texto argumentativo? vamos rever em sala de aula como organizar o texto argumentativo. Agora que estão bem espertos com o que é o bullying, vocês irão assistir alguns slides sobre isso, aprofundando-se no assunto para informar aos pequenos de nossa escola como agir ou reagir quando perceber o bullying.Os vídeos estão em:
Estão sabendo agora do que se trata? Então, farão o texto argumentativo sobre o assunto. Bateu a dúvida de como produzir um texto argumentativo? vamos rever em sala de aula como organizar o texto argumentativo. Agora que estão bem espertos com o que é o bullying, vocês irão assistir alguns slides sobre isso, aprofundando-se no assunto para informar aos pequenos de nossa escola como agir ou reagir quando perceber o bullying.Os vídeos estão em:
Depois procurarão imagens no Google para a apresentação feita para os
pequenos. Que imagens constrangedoras, não acham? Capriche, agora vocês serão os
professores.Escolham imagens para produzir um texto chamativo para a prevenção
de atitudes do MAL (bullying) em nossa escola.
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=bullying&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2
Os alunos serão avaliados de acordo com :
Os alunos serão avaliados de acordo com :
·
Participação no grupo;
·
Apresentação;
·
Introdução;
·
Tarefa,
·
O processo poderá chegar até a apresentação do Debate Deliberativo, no
pátio da escola.
·
Participação no grupo
Comprometimento
·
Não colaborou com o grupo, deixando de cumprir sua parte na tarefa
combinada.
·
Colaborou pouco com o grupo, cumprindo parcialmente sua tarefa.
·
Contribuiu bastante com o grupo, trouxe novas idéias, trabalhou
colaborativamente, cumprindo muito bem a tarefa proposta.
Respeito às opiniões
·
Não soube respeitar a opinião da equipe durante as discussões, impondo
suas opiniões o tempo todo.
·
Esforçou-se por respeitar a opinião do grupo, mas em alguns momentos
teve dificuldades.
·
Respeitou a opinião do grupo e soube colocar suas idéias de modo
compreensível, buscando resolver os desafios propostos.
Apresentação
·
Clareza na apresentação (de acordo com a parte proposta para cada membro
da equipe)
·
A apresentação não trouxe grandes contribuições para entendimento do
grupo relacionado a proposta de trabalho com WebQuest
·
A apresentação trouxe alguns elementos importantes, no entanto deixou
muitas dúvidas.
·
A apresentação sintetizou muito bem elementos importantes contribuindo
para compreensão da proposta pelos participantes da equipe.
Conclusão
No término das atividades os educandos deverão formar
uma opinião sobre o assunto e verbalizá-las para o grupo, produzir
textos-denúncia sobre o assunto e dar palestras nas outras turmas com a
responsabilidade de alarmar e sensibilizar os estudantes dos efeitos nocivos do
bullying. Ao final do desenvolvimento da
webquest, os alunos terão divulgado o tema tratado no blog da escola, onde
postarão os resultados destas aulas e de outras possíveis. Sugestões de Sites:
Recursos Complementares: Datashow para apresentação dos
resultados encontrados pelos alunos para alunos; Filmes relacionados ao tema, com discussão
das atitudes e conseqüências; Filme indicado: Columbine.
Avaliação: será feita de acordo com a produção,
engajamento dos alunos no desenvolvimento e apresentação do resultado de
pesquisa, sempre observando se o aluno será capaz de:
·
Demonstrar compreensão de textos orais, nos gêneros previstos para as
aulas, por meio de retomada de tópicos dos textos;
·
Atribuir sentido a textos orais e escritos, posicionando-se criticamente
diante deles;
·
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e
interesses (estudo, formação pessoal, realização da tarefa) e as
características do gênero e suporte.
SolBatt agradece sua visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário!